Mais de metade dos internautas experimentam múltiplos riscos

Publicado em 06/02/2013 01:04 em Internet

O Índice de Segurança de Computação da Microsoft (MCSI) revela que mais de metade (55%) dos internautas correm múltiplos riscos online.

O estudo, que interrogou mais de 10 mil utilizadores de PC, Tablet e smartphones de 20 países (que não incluem Portugal) e divulgado por ocasião do Dia da Internet Segura, revela que apenas 16% dos inquiridos afirmaram que tomam medidas proactivas para se protegerem e aos seus dados.

O MCSI revela que, enquanto 42% dos questionados fazem actualizações regulares de software nos seus computadores, apenas 28% o fazem nos seus dispositivos móveis, aumentando os riscos potenciais.

A Microsoft sublinha que os dispositivos móveis têm frequentemente mais informação pessoal do que os PC, o que os torna um alvo atractivo para os criminosos informáticos que roubam dados.

O estudo indica que 48% dos utilizadores estão preocupados com os vírus informáticos e 53% têm programas anti-vírus, mas só 44% utilizam «firewall».

Um terço dos respondentes afirmou que só usa sites seguros e 28% afirmaram que evitam usar pontos de acesso Wi-Fi abertos para acesso dos dispositivos móveis.

O roubo de identidade preocupa 45% dos inquiridos, mas só 34% utilizam um número de identificação PIN para desbloquear os dispositivos móveis.

Ainda sem comentários