FTC multa rede social Path em 800 mil dólares

Publicado em 05/02/2013 23:47 em Internet

A Federal Trade Commission (FTC) dos Estados Unidos multou a rede social Path em 800 mil dólares (quase 590 mil euros) por ter recolhido ilegalmente informação pessoal de crianças sem consentimento dos respectivos pais.

O comunicado da FTC adianta que a Path aceitou reconhecer que lesou os utilizadores ao recolher dados pessoais dos seus telemóveis sem consentimento nem sequer conhecimento dos visados.

A rede social retirava da lista de contactos de aderentes seus dados de contactos como o primeiro e último nomes, números de telefone, moradas, endereços de correio electrónico, nomes de utilizador do Facebook e do Twitter e datas de nascimento.

O acordo exige que a Path estabeleça um programa de privacidade e obtenha anualmente avaliações externas das suas políticas de privacidade durante os próximos 20 anos.

A Path opera uma rede social que permite aos utilizadores manter «jornais» sobre momentos das suas vidas, com textos e imagens e partilhar esse jornal numa rede de até 150 contactos.

O acordo obrigou a Path a apagar toda a informação relativa a crianças com menos de 13 anos e a informação retirada das listas de contactos dos utilizadores.

Ainda sem comentários