Microsoft e Huawei planeiam smartphone de baixo preço para África

Publicado em 05/02/2013 23:19 em Geral

A Huawei e a Microsoft planeiam lançar em África smartphones com plataforma Windows Phone 8 de baixo preço, com custo até 150 dólares (110 euros), no âmbito da iniciativa 4Afrika da Microsoft.

A newsletter Telecoms.com indica que o smartphone Huawei 4Afrika deverá estar disponível no fim do primeiro trimestre em Angola, na África do Sul, na Costa do Marfim, no Egipto, no Quénia, em Marrocos e na Nigéria.

O smartphone será uma versão adaptada do Huawei Ascend W1, apresentado no início de Janeiro, e a Microsoft indica que o Huawei 4Afrika, o primeiro de uma série de modelos que incluirão todos 4Afrika na sua designação, tem funcionalidades adaptadas para África e têm como mercado alvo estudantes universitários, desenvolvedores e pessoas que compram o seu primeiro smartphone.

A Microsoft indicou segunda-feira em comunicado que a iniciativa 4Afrika visa melhorar a competitividade do continente africano e prevê que até 2016 dezenas de milhões de jovens daquele continente tenham smartphone, que 1 milhão de pequenas e médias empresas (PME) estejam online, a qualificação de 100 mil trabalhadores africanos e o apoio à formação de 100 mil licenciados adicionais com competências que aumentem a empregabilidade.

A Microsoft prevê apoiar 75% desses licenciados a encontrarem emprego.

O 4Afrika inclui um projecto no Quénia chamado «Mawingu» (nuvem em dialecto local) para fornecer banda larga móvel de baixo custo e alta velocidade a partir de estações de base alimentadas a energia solar, uma tecnologia parcialmente desenvolvida pela Microsoft Research, adianta a multinacional.

A Microsoft indica que fornecerá ferramentas informáticas grátis às PME de África que queiram ter presença na Web e um domínio Internet oferecido por um ano.

Ainda sem comentários