Alcatel-Lucent lidera na tecnologia CDMA

Publicado em 14/08/2010 00:29 em Indústria

O grupo internacional de research e estudos de mercado Dell’Oro anunciou no seu último relatório «Mobility Infrastruture» que a Alcatel-Lucent reforçou no segundo trimestre a sua liderança mundial no CDMA (Code Division Multiple Access) com uma quota de mercado superior a 40%, indicou a multinacional franco-norte-americana.

Em comunicado, a Alcatel-Lucent afirma que a Dell’Oro lhe reconhece a liderança histórica do mercado CDMA em receitas, onde é número um mundial desde o terceiro trimestre de 2001.

Observa que o CDMA continua a ser um mercado dinâmico, com mais de 500 milhões de subscritores a nível mundial, e que continua a registar um forte crescimento em número de assinantes e de tráfego.

A Alcatel defende que o CDMA continua ser uma solução viável a longo prazo, nomeadamente para os mercados emergentes, apesar da introdução gradual das tecnologias móveis de quarta geração, dada a sua capacidade de transporte de dados em banda larga e o baixo custo dos serviços de voz.

Wim Sweldens, presidente das actividades móveis da Alcatel-Lucent, citado no comunicado, sustenta que «constante inovação no âmbito das tecnologias móveis» permite à companhiaoferecer «uma gama completa de novas aplicações de dados e vídeo móveis, muito exigentes em termos de banda, a velocidades bastante superiores, e a utilizar os equipamentos existentes com custos (de actualização) mínimos».

A Alcatel-Lucent indica que fornece tecnologias CDMA a 70 clientess de quatro dezenas de países, incluindo a cinco dois seis operadores globais, e está a trabalhar com os principais operadores para modernizarem as redes e integrarem a tecnologia LTE (Long Term Evolution, a quarta geração móvel), garantindo a interoperabilidade entre as infra-estruturas de terceira e de quarta geração.

A Alcatel anunciou, também, que ganhou um contrato para modernizar a rede CDMA da China Telecom em 56 cidades de nove províncias chinesas e expandir a sua capacidade e cobertura 3G.

Ainda sem comentários