Receitas mundiais de operadores de telecom excederam 2 biliões dólares

Publicado em 22/01/2013 00:24 em Geral

As receitas mundiais de operadores de telecomunicações excederam os 2 biliões de dólares (1,5 biliões de euros), com 60% (cerca de 900 mil milhões de euros) facturados por operadores de comunicações móveis, estima a consultora e analista de mercado Ovum.

Um relatório da Ovum indica que as receitas da banda larga móvel serão a maior oportunidade para os operadores nos próximos anos e prevê que entre 2013 e 2016 cresçam a uma média anual de 19,2%, gerando receitas adicionais de 122,9 mil milhões de dólares (92,4 mil milhões de euros) naquele período.

Aquela consultora espera crescimentos também a dois dígitos nos próximos cinco anos para a «cloud» pública, Ethernet empresarial, IPTV (televisão sobre protocolo Internet), e voz sobre protocolo Internet (VoIP).

A Ovum destaca que nos próximos 3 a 4 anos o grande desafio para os operadores de telecomunicações, quer fixas, quer móveis, é encontrar novas fontes de receita que permitam compensar o declínio de facturação nos serviços maduros.

Acrescenta que o negócio dos fabricantes de infraestruturas estará limitado por aumentos de receitas a um dígito e baixos, o que os obrigará a indústria a apostar em segmentos de produtos de elevado potencial.

Ainda sem comentários