Nokia anuncia quarto trimestre melhor do que o previsto

Nokia anuncia quarto trimestre melhor do que o previstoPublicado em 11/01/2013 00:42 em Indústria

A Nokia, com base em resultados preliminares, anunciou que o quarto trimestre do ano passado correu melhor do que esperava e estima que a margem operacional do último trimestre de 2012 (contabilidade não IFRS) tenha ficado entre equilibrada e mais 2%.

A marca finlandesa estima que o seu volume de negócios de dispositivos e serviços nos últimos três meses de 2012 tenha ascendido a 3,9 mil milhões de euros, correspondente a 86,3 milhões de unidades.

As vendas de smartphones terão representado 1,2 mil milhões de euros, correspondentes a 6,6 milhões de terminais, dos quais 4,4 milhões da gama Lumia (com sistema operativo Windows Phone) e 2,2 milhões com plataforma Symbian.

A companhia estima ter vendido 9,3 milhões de telemóveis Asha full touch, uma gama da marca particularmente vocacionada para o fácil acesso à Internet com terminais a custo acessível.

O fabricante finlandês explica os resultados favoráveis por um desempenho financeiro acima do esperado, uma procura mais intensa dos smartphones Lumia e uma redução de custos operacionais relacionada com o programa de reestruturação.

Também o fabricante de equipamentos de rede de telecomunicações Nokia Siemens Networks (NSN), uma empresa comum com a Siemens, teve um desempenho acima do esperado e facturou 4,0 mil milhões de euros, conseguindo uma margem operacional entre 13% e 15%.

Para o primeiro trimestre de 2013, a Nokia espera uma situação menos positiva por ser um período fraco por razões sazonais e pelo ambiente macroeconómico desfavorável, embora espere uma boa procura das gamas Lumia e Asha.

A Nokia prevê divulgar os resultados do quarto trimestre e do ano de 2012 a 24 de Janeiro.

Ainda sem comentários