FCCN apresenta arquivo histórico da Internet portuguesa

Publicado em 10/12/2012 00:52 em Internet

A Fundação para a Computação Científica Portuguesa (FCCN) lançou um arquivo histórico da Internet portuguesa onde se pode encontrar informação da Internet portuguesa antiga e actualmente já não acessível.

Em comunicado a FCCN assinala que essa informação, num total de 1 590 milhões de ficheiros que ocupam um espaço de 45 terabytes (Tb), isto é mais de 45 milhões de megabytes, está acessível ao público em www.arquivo.pt .

Acrescenta que esta plataforma tem na Internet portuguesa um papel idêntico ao do «Internet Archive», permitindo aceder ao histórico de versões arquivadas de um sítio e ver como evoluiu, com páginas publicadas desde 1996 até 2011.

O presidente da FCCN, Pedro Veiga, citado no comunicado, indica que metade dos conteúdos que existem hoje na Internet deixarão de estar disponíveis dentro de dois meses e 80% já não estarão acessíveis dentro de um ano.

Acrescenta que este projecto visa «dar acesso a conteúdos, muitos deles com qualidade e interesse histórico, que só desta forma poderão estar acessíveis a estudantes, investigadores, jornalistas e ao público em geral».

A FCCN adianta que qualquer internauta pode propor que se arquivem sítios com conteúdo relevante através da página http://arquivo.pt/sugerir .

A FCCN indica que armazena diariamente um conjunto de publicações online, selecionadas em colaboração com a Biblioteca Nacional, e que trimestralmente é feito um arquivo exaustivo de toda a Web portuguesa.

Ainda sem comentários