Os riscos da notificação «Fora do escritório»

Publicado em 05/12/2012 00:07 em Internet

Muitas pessoas quando vão de férias ou estão temporariamente ausentes deixam uma resposta automática às mensagens electrónicas dizendo que estão fora do escritório, quando regressam e, frequentemente, indicando um contacto alternativo.

A empresa de segurança informática Trend Micro afirma que estes avisos, bastante frequentes em alturas de férias ou próximo de quadras festivas, constituem uma ameaça à segurança informática, recordando que muitos dos endereços electrónicos dos trabalhadores de uma empresa podem ser encontrados através de um motor de busca, como o Google.

A companhia alerta para que aquelas mensagens constituem um meio valioso de reconhecimento para os atacantes informáticos, mas isso pode ser travado pelos administradores e utilizadores do sistema de TI desde que haja consciência dos riscos existentes.

A Trend Micro sugere que os responsáveis de tecnologias de informação (TI) controlem as mensagens «fora do escritório», por exemplo, distinguindo as que circulam internamente na organização das que respondem a mensagens electrónicas do exterior.

Admitem a opção por cancelar este tipo de respostas para o exterior, pelo menos para alguns utilizadores, em função do nível de segurança pretendido.

Outra opção será, antes de se ausentarem, os trabalhadores mandarem uma notificação às pessoas que habitualmente os contactam a avisarem do período de ausência.

Ainda sem comentários