40 milhões de Windows 8 licenciados no primeiro mês

40 milhões de Windows 8 licenciados no primeiro mêsPublicado em 03/12/2012 19:16 em Software

A Microsoft anunciou que um mês após o lançamento do sistema operativo Windows 8 já vendeu 40 milhões de licenças para aquela plataforma, observando que o Windows 8 está a ultrapassar o Windows 7 em termos de número de actualizações.

Em comunicado, a Microsoft garante que a Windows Store, a loja online de aplicações para aquele sistema operativo, apresentada no fim de Outubro a coincidir com o lançamento do Windows 8, tinha disponíveis mais aplicações do que qualquer outra loja online na data do respectivo lançamento.

Acrescenta que várias aplicações disponíveis na Windows Store já ultrapassaram os 25 mil dólares (mais de 19 mil euros) de receitas cada, ficando os programadores que as desenvolveram com 80% do valor da venda.

Entretanto, a consultora e analista de mercados StatCounter indica que a quota de mercado do Windows 8 um mês após o seu lançamento está aquém da quota de mercado que o seu predecessor Windows 7 tinha conseguido no mesmo prazo.

A consultora especializada em análise Internet afirma que a 26 de Novembro o Windows 8 tinha uma quota de utilização na Internet de 1,31%, que compara com os 4,93% do Windows 7 um mês depois de ter sido lançado.

«A Microsoft reportou 40 milhões de vendas de licenças do Windows 8 mas isso ainda não se traduziu em números significativos de uso» na Internet, observa Aodhan Cullen, CEO da StatCounter.

«Isto pode dever-se ao facto de as vendas serem principalmente para fabricantes, mais do que para utilizadores finais, o que significa que o uso do Windows 8 poderá ter um crescimento significativo com o normal aumento de vendas de equipamentos na quadra de Natal, acrescenta o CEO da companhia.

O Windows 7 tinha em 26 de Novembro uma quota de utilização de 52,4% e o XP de 26,5%, adianta a StatCounter.

Ainda sem comentários