Empresas são maiores utilizadoras do domínio Internet .eu

Publicado em 12/11/2012 23:57 em Internet

As empresas são as maiores utilizadoras dos quase 3,7 milhões de domínios Internet com a extensão .eu, com destaque para as pequenas e médias (PME), indicou Giovanni Seppia, director de relações externas da EURid, que gere aquele domínio.

Em respostas escritas ao Falar de Tecnologia, Seppia adiantou que a utilização do domínio .eu por particulares é marginal.

Indicou que o número de domínios .eu está a crescer a um ritmo de 7% ao ano e que este tem uma «excepcional taxa de renovação anual», em média de 80%.

Giovanni Seppia, que participou em Portugal num seminário organizado pela Amen, empresa do grupo internacional Dada que representa a EURid em Portugal, revelou que a Alemanha, com mais de 1 milhão de domínios .eu, lidera claramente na utilização do domínio europeu, seguindo-se a Holanda com mais de 400 mil, a França e Reino Unido com mais de 300 mil e a Polónia e Itália um pouco acima dos 200 mil.

Num inquérito a 1 318 PME de 26 países europeus, com até 50 trabalhadores, a EURid concluiu que quase dois terços (65%) tinham um sítio Web.

Os principais objectivos dos sítios Web eram aumentar o conhecimento dos produtos e serviços da empresa e ganhar visibilidade (em ambos os casos citado por 63% das PME com sítio Internet inquiridas), comunicar com os clientes (60%), fornecer serviços aos clientes (48%), ganhar vantagens competitivas (40%), vender online (34%) e expandir o negócio para novas regiões ou países (33%).

Quase dois terços das PME inquiridas usavam o domínio local (que em Portugal é o .pt), 30% um domínio .com e 17% o .eu.

A utilização do .net não vai além de 7%, do .org 5% e do .info 3%.

É na Europa Central que o domínio .eu é mais utilizado (em média por 22%), seguindo-se a Europa do Sul e a Europa Ocidental, com 18%. Na Escandinávia apenas 12% das PME usam o domínio .eu.

Ainda sem comentários