Sony e Olympus anunciam aliança

Publicado em 01/10/2012 00:12 em Geral

As multinacionais de electrónica japonesas Sony e Olympus anunciaram um acordo para uma aliança de negócios e uma aliança de capital entre as duas companhias.

A Aliança de capital entre as duas multinacionais prevê que a Olympus emita 34 387 900 acções comuns para a Sony, através da partilha por uma terceira parte, em duas «tranches».

A Sony garantirá direitos de voto correspondentes a 11,46% do capital da Olympus e o preço será de 1 454 ienes (14,55 euros) por acção.

As duas multinacionais vão constituir uma empresa comum dirigida ao mercado de produtos médicos e cirúrgicos, que beneficiará das competências de investigação e desenvolvimento das duas companhias em áreas complementares.

A nova empresa terá um capital de 50 milhões de ienes (meio milhão de euros), ficando a Sony com 51% e a Olympus com 49%.

O comunicado indica que na área das câmaras digitais compactas, as duas companhias vão também cooperar. A Olympus fornecerá à Sony lentes e a Sony venderá à Olympus sensores de imagem, por exemplo.

As duas companhias acordaram, ainda, que a Olympus fará todos os esforços para assegurar a presença de um representante da Sony no seu conselho de administração.

A Sony anunciou, entretanto, que concluiu a venda de parte do seu negócio de produtos químicos ao Banco de Desenvolvimento do Japão (DBJ), por um montante de 57 206,74 milhões de ienes (572,67 milhões de euros) em dinheiro.

Ainda sem comentários