Samsung lança linha ATIV baseada em sistemas operativos Microsoft

Samsung lança linha ATIV baseada em sistemas operativos MicrosoftPublicado em 09/09/2012 23:53 em Opinião

A Samsung lança no último trimestre de 2012 a nova linha de computadores e terminais móveis ATIV, que incluem tablet PC e portáteis com sistema operativo Windows 8 e smartphones com plataforma Windows Phone 8.

A Samsung é o fabricante que mais vende smartphones e tablet PC com a plataforma Android, da Google, e a generalidade dos analistas do sector consideram que o êxito dos produtos da marca sul-coreana contribui em muito para o domínio da plataforma Android nos smartphones.

Em encontro com a imprensa, Hugo Braz, director de marketing da Samsung Portugal, afirmou que a Samsung vai continuar a manter o foco na plataforma Android, que domina em Portugal, na Europa e no mundo, sem deixar de adoptar as novas plataformas da Microsoft.

Assinalou que com o lançamento da gama ATIV, que estará disponível para as vendas de Natal após o lançamento do Windows 8 no final de Outubro, é descontinuada a linha Samsung Omnia, baseada no sistema operativo Windows Phone 7 Mango.

Hugo Braz apresentou a versão 2 do Samsung GALAXY Note e a GALAXY Camera, que «reinventa as câmaras digitais».

Na gama ATIV, Hugo Braz indicou que a companhia vai lançar o ATIV SMART PC (processador Intel Atom) e o ATIV SMART PC Pro (Intel i5), que combinam a capacidade de processamento de um portátil com a funcionalidade de um tablet PC, quando se retira o equipamento da dock com teclado, e têm ecrã «multitouch» para 10 dedos e funcionalidades melhoradas.

Os dois portáteis/tablet virão equipados com a nova S Pen, uma caneta Samsumg mais comprida, com um desenho mais ergonómico e novas funcionalidades, que também equipa o GALAXY Note II.

Hugo Braz assinalou que o tablet Samsung ATIV Tab, com ecrã de 10,1 polegadas, vem com o sistema operativo Windows 8 RT, quetvem de origem o Microsoft, Office e será inicialmente lançado apenas com tecnologia de banda larga Wi-Fi.

O smartphone ATIV S, com a plataforma Windows Phone 8, tem um processador «dual core» 1,5 GigaHertz (GHz), ecrã Amoled de 4,2 polegadas e banda larga móvel HSPA+, que suporta ligações até 42 megabits por segundo (Mbps).

Hugo Braz salientou que o novo Galaxy Note II aumenta a dimensão do ecrã de 5,3 polegadas para 5,5 polegadas sem aumentar significativamente o comprimento do terminal, que é mais fino e leve.

Ao olhar para o Note II a sensação que se tem de imediato é que o ecrã é significativamente maior, o que nem corresponde à realidade.

O Samsung Note II vem com a nova S Pen, que, além de mais ergonómica, tem muito mais formas de sensibilidade e, quando se aproxima a 1 centímetro do ecrã, permite ver as fotografias de um álbum sem as abrir ou seguir as sequências de imagens de um vídeo sem as pôr a correr, por exemplo, explicou o responsável da Samsung.

Adiantou que o Note II vem com processador Quad Core a 1,6 GHz de fabrico Samsung, uma bateria grande de 3 100 Amperes de carregamento rápido, sistema operativo Android 4.1, câmara traseira de 8 megapíxel e um conjunto de aplicações desenhadas para as características da nova S Pen.

Hugo Braz apresentou ainda a GALAXY Camera, uma máquina digital com sistema operativo Android 4.1 Jelly Bean, «que possibilita uma nova experiência de utilização».

Indicou que a GALAXY Camera tem 16 megapíxel, zoom óptico 21 vezes de longo alcance, que a equipara a máquinas profissionais, ligação à Internet por banda larga móvel 3G ou 4G (que permite enviar de imediato as imagens ou vídeos), um ecrã HD de 4,8 polegadas e opções de controlo por voz.

Ainda sem comentários