Google lança funcionalidade de busca «Handwrite»

Publicado em 27/08/2012 00:09 em Internet

A gigante dos motores de busca Google lançou a funcionalidade «Handwrite» para fazer pesquisas num telemóvel ou tablet mais rapidamente.

Num post do engenheiro de software Rui Ueyama, no site oficial da Google, a companhia salienta que, ao contrário dos computadores, que dispõem de teclado, é muitas vezes difícil nalgumas circunstâncias escrever num dispositivo móvel.

Agora, a opção «handwrite» (escrita à mão) permite pesquisar ao desenhar letras à mão em qualquer local do ecrã, uma opção que se vem somar à pesquisa por voz ou à pesquisa por imagens, adianta Ueyama.

Para activar o «handwrite», basta aceder no telemóvel ou tablet PC ao Google, escolher a opção «configurações» e activar a opção «handwrite», que surge no final do ecrã nos telemóveis e no lado direito nos tablet.

A Google acrescenta que, após activada esta funcionalidade, basta tocar no ícone respectivo, que se encontra no canto inferior direito do ecrã, para começar a utilizá-la.

Escrevendo à mão as primeiras letras surgem opções para completar a palavra por baixo da caixa de pesquisa e, se alguma for a pretendida, basta tocar em cima dela.

A Google indica que com aquela funcionalidade activada é possível continuar a fazer a pesquisa utilizando o teclado e observa que esta função é ainda experimental e funciona melhor com alguns navegadores do que com outros.

A funcionalidade está disponível para dispositivos com sistema operativo iOS 5 ou superior (iPhones e iPads, smartphones com Android 2.3 ou superior e tablets com Android 4.0 ou superior e está disponível em 27 línguas, entre elas o português.

Ainda sem comentários