Google permite pesquisa por voz em português

Publicado em 27/08/2012 00:07 em Internet

A Google anunciou a disponibilização de pesquisa por voz em português e em mais 12 idiomas, incluindo catalão, galego, sueco, norueguês, finlandês e islandês, para utilizadores de smartphones e tablets com a plataforma Android, da Google.

Um comentário colocado pelo responsável do Google Bertrand Damiba no blogue oficial da companhia indica que o serviço de pesquisa por voz passa a estar disponível para cerca de 100 novos milhões de utilizadores que falam os 13 idiomas.

Acrescenta que aquele serviço fica, assim, operacional em 46 idiomas e sotaques falados em 46 países.

Damiba explica que cada novo idioma requer a recolha de centenas de milhares de declarações de voluntários e, enquanto em idiomas como o romeno bastou seguir regras de pronúncia previsíveis, noutros (como o sueco) foi recrutar que nativos que fornecessem a pronúncia de milhares de palavras.

Observa que à medida que cada utilizador vai usando a funcionalidade de pesquisa por voz, ela vai-se tornando gradualmente mais precisa.

A Google anunciou, ainda, que disponibiliza no Google Maps a localização de mais de 1 milhão de sinais de «stop» em quase 500 cidades do mundo, incluindo Nova Iorque, Londres e Tóquio.

Num comentário do engenheiro de software Christopher Van Der WestHuizen, colocado no blogue oficial da Google, a companhia explica que colaborou com centenas de autoridades de trânsito de todo o mundo e que passa a ser possível utilizar offline mapas personalizados criados no aparelho do utilizadort.

A líder dos motores de busca adianta que a informação sobre transportes públicos passa a permitir a escolha nos dispositivos móveis de um meio de transporte público específico para um percurso, o que «esconde» os restantes no mapa.

Ainda sem comentários