EUA, Coreia do Sul e Japão com quase 90% dos clientes LTE

Publicado em 13/08/2012 01:29 em Operadores / Serviços

Os Estados Unidos, a Coreia do Sul e o Japão representam em conjunto 87% do total mundial de clientes LTE, isto é, quase nove em cada 10 subscritores encontra-se num daqueles três países, estima a consultora e analista de mercado Wireless Intelligence.

O número de clientes de LTE aumentaram de 10 milhões no fim de 2011 para 27 milhões no fim do segundo trimestre de 2012, com os operadores móveis dos Estados Unidos a representarem 47% do total, os da Coreia do Sul 27% e os do Japão13%.

A Wireless Intelligence destaca que estão a ser lançadas redes LTE – Long Term Evolution num número crescente de países e que devem ser lançadas na segunda metade de 2012 em grandes mercados como a Índia e a Rússia.

A Verizon Wireless, dos Estados Unidos, é o maior operador de LTE do mundo em número de clientes, cobre quase 75% da população dos Estados Unidos e terá já cerca de 10 milhões de clientes da tecnologia de quarta geração, adianta a analista de mercado.

A Wireless Intelligence, destaca que o maior operador móvel da Coreia do Sul, SK Telecom, anunciou a semana passada que ultrapassou os 4 milhões de subscritores de LTE, conseguindo o último milhão em apenas 44 dias (41 mil por dia).

O operador líder japonês NTT DoCoMO anunciou também na semana passada ter ultrapassado a marca dos 4 milhões de clientes LTE em 22 de Julho, com aumento do último milhão de subscritores em cerca de mês e meio.

Joss Gillet, analista sénior da Wireless Intelligence, citado no comunicado, salienta que a receita gerada por um utilizador de smartphone é o dobro da registada por quem tem um telemóvel tradicional e observa que a adopção do LTE deverá reforçar essa tendência.

Gillet destaca que a chegada da quarta geração móvel induz também alterações na dinâmica dos mercados. Indica que nos Estados Unidos aumentou a concorrência no segmento empresarial e levou ao aparecimento de planos tarifários inovadores, nomeadamente que permitem aos clientes usar o mesmo pacote de dados em diferentes dispositivos.

Observa que as estratégias agressivas de implementação do LTE foi um factor chave da rápida adopção da quarta geração móvel nos Estados Unidos, Coreia do Sul e Japão.

Ainda sem comentários