Google quer construir motor de busca do futuro

Publicado em 11/08/2012 01:50 em Internet

A Google anunciou que quer construir o motor de busca Internet do futuro em pequenos passos, para tornar a procura de informação cada vez mais inteligente.

Num artigo publicado no blogue oficial da Google, Amit Singhal recorda que o fundador da companhia Larry Page descreveu o motor de busca perfeito como o que compreende exactamente o que cada um pretende e dá precisamente a resposta que se queria.

Assinala que em Maio a Google lançou o «Knowledge Graph», uma base de dados com mais de 500 milhões de pessoas, lugares e coisas e 3,5 mil milhões de atributos e ligações entre eles, que teve uma repercussão fortemente positiva e deverá agora ser alargado para fora dos Estados Unidos, começando pelos países que falam inglês.

A base de dados permite dar a escolher ao utilizador qual das opções possíveis pretende. Por exemplo, ao procurar por «rio», o utilizador pode escolher se quer dados sobre a cidade brasileira, um casino em Las Vegas ou um recente filme de animação.

Singhal sublinha que por vezes a resposta pretendida a uma questão não está na Web pública mas noutro local, como a caixa de correio electrónica do utilizador.

Acrescenta que a Google pretende que os utilizadores possam obter uma busca verdadeiramente universal e anuncia que abre uma possibilidade limitada de teste para obter informação do Gmail do utilizador a partir da caixa de busca.

A Google destaca que quer utilizar os seus conhecimentos na área do reconhecimento de voz e compreensão da linguagem para conseguir que o «voice search» possa interpretar melhor as questões e, nalguns casos, dar uma resposta vocal com frases completas. Acrescenta que isto esteve disponível para Android durante algumas semanas e estará brevemente acessível para as versões mais recentes de iPhone e iPad, da Apple.

Amit Singhal considera que estes são pequenos mas importantes passos para a construção dos motores de busca do futuro.

Ainda sem comentários