Problemas privacidade de aplicações para dispositivos Apple

Publicado em 08/08/2012 00:07 em Segurança Informática

A Bitdefender, companhia especializada em soluções de segurança informática, alertou para que «um grande número» de aplicações para o sistema operativo móvel iOS, da Apple, enviam dados sem encriptação e recolhem informação de localização.

A Bitdefender salienta que, embora muitas companhias acedam legitimamente a serviços como redes sociais e de localização, os desenvolvedores de aplicações têm acesso a uuma quantidade significativa de dados pessoais que podem ser facilmente acedidos e coligidos.

Catalin Cosoi, investigador chefe da Bitdefender, citado pela newsletter Mobile Business Briefing, destaca que os desenvolvedores de aplicações não têm culpa de que os utilizadores utilizem as mesmas passwords em todas as suas contas ou se liguem a redes Wi-Fi inseguras, mas os clientes têm de ser prevenidos de que os desenvolvedores nem sempre tomam as medidas adequadas para garantir a segurança dos dados.

A companhia identifica aplicações líderes da Apple App Store que não têm encriptação de passwords, o que «é preocupante».

Num anterior relatório, a Bitdefender, a partir de uma amostra das aplicações da App Store com maior número de downloads, concluia que percentagens significativas de aplicações para ioS acediam a informação pessoal dos utilizadores não necessárias ao seu funcionamento, incluindo listas de contactos e informação de localização.

Ainda sem comentários