China já é o maior fabricante de smartphones

China já é o maior fabricante de smartphonesPublicado em 05/08/2012 00:25 em Geral

A China já é o maior fabricante de smartphones do mundo e produziu no segundo trimestre de 2012 cerca de 42 milhões de terminais inteligentes, mais de um quarto (27%) do total, indicou a consultora e analista de mercado Canalys.

A produção de smartphones na China práticamente triplicou face ao segundo trimestre de 2011, com um crescimento homólogo de 199%.

Em segundo lugar ficaram os Estados Unidos, com 16% da produção mundial de 158 milhões de smartphones no segundo trimestre.

A Canalys salienta que muito do crescimento verificado na produção de smartphones no gigante asiático foi da responsabilidade de construtores locais, com 25,6 milhões de unidades (60% do total), um crescimento homólogo de 518%, isto é, mais do que sextuplicando a produçao.

As unidades encomendadas por marcas exteriores à China representaram 16,7 milhões de unidades no segundo trimestre, mais 67% homólogos.

A sul-coreana Samsung manteve a liderança nas vendas de smartphones na China, com uma quota de 17% do mercado, mas seguem-se três marcas locais no segundo ao quarto lugares: ZTE, Lenovo e Huawei, adianta a Canalys.

As vendas da Lenovo no seu mercado natal cresceram 2 665%, as da Huawei 252% e as da ZTE 171%, precisa aquela analista.

A Apple caiu para o quinto lugar de vendas, apesar de as vendas de iPhone mais do que terem duplicado, com um crescimento homólogo de 102%.

O director das Canalys na China, Nicole Peng, citado em comunicado, salienta que o crescimento das marcas locais se deve à sua capacidade de compreenderem as preferências dos consumidores e reagirem rapidamente à procura do mercado.

As vendas da HTC, da Formosa (Taiwan), na China continental cresceram 389% no segundo trimestre, para 1,8 milhões de unidades, indica a consultora.

A Canalys destaca o enorme êxito do sistema operativo Android, da Google, que equipou 81% dos smartphones produzidos na China no segundo trimestre.

Ainda sem comentários