Utilizadores não fazem download de app em que não confiam

Publicado em 22/07/2012 15:20 em Internet

A grande maioria (85%) dos norte-americanos inquiridos numa sondagem online da TRUSTe diz que não faz downloads de aplicações móveis em que não confia.

No entanto, 14% diz confiar em que as lojas online de aplicações só disponibilizam apps que salvaguardam a sua privacidade.

A quase totalidade (94%) dos que responderam à sondagem acham que a privacidade é uma questão importante e 55% dizem que esta é uma preocupação «realmente importante e que pensam nela muitas vezes».

Três em cada cinco inquiridos dizem que estão hoje mais preocupados com a privacidade online do que estavam há um ano atrás, segundo a sondagem, efectuada online pela Harris Interactive junto de mais de mil norte-americanos maiores de 18 anos.

Mais de um terço (35%) afirmou que já deixou de fazer negócios com empresas ou de visitar os seus sítios Web devido a preocupações de segurança.

Quase metade (49%) dos norte-americanos interrogados afirmaram que procuram certificados ou selos de segurança dos sítios Internet, mais 8 pontos percentuais do que em idêntico inquérito realizado no ano passado, adianta a TRUSTe.

A maioria não admite partilhar a sua informação em troca de aplicações gratuitas e apenas 31% (menos de um terço) se mostra disposta a aceitar essa proposta.

Segundo a sondagem encomendada pela TRUSTe, 76% não permitem que as companhias partilhem com terceiros os dados que lhe fornecem e 58% dos inquiridos dizem não gostar de publicidade personalizada online (OBA). Mais de metade relacionam este tipo de publicidade com a recolha de informação pessoal.

Nove em cada 10 utilizam os controlos dos navegadores Internet («browsers») que utilizam para proteger a privacidade, incluindo para apagar «cookies»

Entre os utilizadores que navegam utilizando smartphones, 42% dizem que a privacidade e segurança são a sua maior preocupação.

Chris Babel, CEO da TRUSTe, prevê que as boas práticas de privacidade online deverão continuar a manter-se no topo das preocupações dos consumidores.

A TRUSTe é uma companhia especialista em soluções de gestão da privacidade e fornece a empresas multinacionais um largo conjunto de soluções para gerirem de forma segura e eficiente os dados dos clientes, para potenciarem os seus negócios online.

A empresa garante que o seu selo, que garante práticas de privacidade responsáveis, tem o reconhecimento e confiança de milhões de consumidores de todo o mundo.

Ainda sem comentários