Piratas informáticos comprometem sítios Internet

Publicado em 17/07/2012 00:23 em Segurança Informática

Nos últimos dias piratas informáticos comprometeram sítios Internet, incluindo a rede social Formspring e o gigante Internet Yahoo, reportou a empresa de segurança informática Sophos.

No entanto, a Sophos indica que no caso do Yahoo a companhia garante que o ataque, reivindicado por um grupo conhecido como «D33D», não foi um acto malicioso mas uma chamada de atenção para a equipa de segurança do Yahoo.

Apesar dessa declaração, o ataque traduziu-se no roubo de nomes de utilizador e palavras-passe de quase meio milhão de utilizadores e da arquitectura da aplicação Web, explorando uma vulnerabilidade da base de dados.

Foi utilizada uma técnica de ataque muito violenta que permite extrair grandes quantidades de dados.

A Formspring avisou 28 milhões de utilizadores para mudarem, as suas palavras passe após um ataque em que foi roubada informação de pelo menos 420 mil utilizadores, posteriormente colocada na Internet, revela a Sophos.

A Formspring, num post colocado pelo seu fundador e presidente executivo, Ade Olonoh, sublinha que só 420 mil tiveram os dados colocados na Net mas não se sabe a quantos mais os piratas informáticos tiveram acesso.

A Formspring identificou a vulnerabilidade que permitiu aos «hackers» entrar no seu sistema informático e a empresa está a reforçar a encriptação da sua informação para aumentar a segurança.

A Sophos, a propósito de um mail que está a circular, sem assunto e apenas com um link, que remete para sítios Internet legítimos mas que foram comprometidos, alerta os internautas para não clicarem cegamente nos links que recebem, mesmo que a mensagem electrónica seja proveniente de pessoas que conhecem.

A companhia aconselha os utilizadores a usarem palavas-passe diferentes para os vários mails e redes sociais, mudarem a password quando suspeitam que o seu correio electrónico foi comprometido e não aceder às suas caixas de correio electrónico em computadores públicos que não mereçam confiança.

Ainda sem comentários