Intel lança nova unidade SSD de 40 gigabites

Publicado em 30/03/2010 12:51 em Destaques

A multinacional líder no fabrico de processadores Intel lançou uma nova unidade SSD (solid state drive), a X25-V, com uma capacidade de 40 gigabites (Gb) e um custo de 125 dólares (pouco mais de 90 euros) cada em conjuntos de mil unidades.



Em comunicado, a Intel assinala que a unidade SSD pode coexistir com os tradicionais discos rígidos (HDD) ou substituí-los.



As unidades de armazenamento SSD baseiam-se num circuito integrado semicondutor e não têm partes móveis, o que lhes confere muito maior resistência ao choque do que os discos rígidos, uma vantagem importante no caso dos computadores portáteis, além de serem mais leves do que os HDD, consumirem menos energia e suportarem temperaturas mais altas.



As unidades SDD têm também velocidades de acesso muito superiores aos dos suportes magnéticos (como discos rígidos) ou ópticos (como DVD), mas na actual fase têm capacidades de armazenamento muito inferiores às dos HDD e são comparativamente mais caras.



A Intel assinala que a X25-V poderá equipar smartphones e outros dispositivos móveis, garantindo um meio de armazenamento de dados rápido e fiável e com baixo consumo de energia.



A Intel assinala que o X25-V complementa na entrada de gama a sua oferta de unidades SDD com 80 Mb e 160 Mb de capacidade.

Ainda sem comentários