Malware infecta Windows, Mac e Linux

Publicado em 11/07/2012 22:45 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Sophos informou que foi detectado pela sua homóloga F Secure um malware três em um, que infecta computadores com os sistemas operativos Windows, da Microsoft, Mac OS, da Apple, e Linux, de software livre.

A Sophos recorda que sendo o Windows destacadamente o sistema operativo mais usado para PC, era o alvo favorito dos piratas informáticos.

Mas os cibercriminosos apostaram em maximizar as suas possibilidades de infectarem computadores com os três grandes sistemas operativos de computadores pessoais.

Indica que a F-Secure descobriu terça-feira um sítio dos transportes colombianos que estava «comprometido» por piratas informáticos com um malware capaz de atacar computadores com Windows, Mac OS e Linux.

A visita a uma página atacada desencadeia uma arquivo Java (JAR) que identifica o sistema operativo e faz o download do malware concebido para o sistema operativo que está a correr naquele PC específico, dando aos piratas informáticos acesso remoto ao computador.

A Sophos salienta que este não é o primeiro malware multi-plataforma e recorda que em 2010 surgiu o «Boonana», que atacava o Windows, o Unix (sistema operativo para servidores), e o Mac OX.

A Sophos observa que é cada vez mais difícil dizer que qualquer sistema operativo permite navegar com segurança na Internet sem ter protecção anti-vírus.

Ainda sem comentários