ACEPI garante que 59% dos portugueses têm acesso à Internet

Publicado em 11/07/2012 00:40 em Internet

A Associação do Comércio Electrónico e Publicidade Interactiva (ACEPI) garante que 59% dos portugueses tem acesso à Internet, com base no estudo Mediascope Europe 2012, realizado em 28 países europeus e baseado em 50 mil entrevistas.

O estudo, hoje divulgado pela ACEPI, indica que entre Setembro de 2011 e Fevereiro de 2012 os portugueses fizeram compras online no valor de 1,63 milhões de euros e gastaram uma quantia média de 427 euros por pessoa num período de seis meses.

A sondagem, na parte respeitante a Portugal, diz que 97% dos cibernautas portugueses pesquisam na Internet informações sobre os bens que pretendem adquirir e que 78% fazem compras online.

Viagens, roupas, férias e bilhetes para espectáculos são os produtos ou serviços mais comprados online.

Acrescenta que 57% dos internautas nacionais utilizam principalmente um computador para aceder à Internet, sendo que 51% usam computadores de secretária e 79% portáteis.

Acrescenta que 11% dos cibernautas portugueses acedem à Internet através de telemóvel.

O estudo indica que 95% dos cibernautas portugueses utilizam redes sociais, o maior valor da Europa (média de 81%) e também são os que mais utilizam o correio electrónico e mensagens SMS.

Os utilizadores portugueses estão online, em média, 13,2 horas por semana (14,8 horas na Europa) e metade dos cibernautas nacionais garantem estar online durante o horário nobre das televisões.

A ACEPI sublinha que 54% dos inquiridos consideram importante a forma como as marcas comunicam online e 51% dizem que a Internet os ajuda a escolher os produtos/serviços que pretendem adquirir.

O inquérito revela que mais de um quinto dos que responderam ao inquérito têm um «smartphone».

Em vários indicadores, o estudo hoje divulgado apresenta valores que diferem claramente dos registados no Eurobarómetro, divulgado segunda-feira pela Comissão Europeia.

A associação emprresarial apresentou igualmente o barómetro ACEPI/Netsonda, baseado em respostas de 37 associados da ACEPI recolhidas online pela Netsonda, onde revela que apesar do ambiente económico recessivo o comércio electrónico continua a evoluir favoravelmente.

A sondagem indica que 57% dos sítios Internet inquiridos dizem ter aumentado o seu volume de vendas, com um terço a crescer a dois dígitos, e 30% alcançaram volumes de vendas superiores a 1 milhão de euros.

Quase dois terços (65%) afirmaram que o número de clientes que efectuou compras online nos seus sítios aumentou e um terço garante ter registado acréscimos de clientes a dois dígitos.

Quatro em cada cinco sites inquiridos afirmaram que mantiveram ou aumentaram o seu investimento no primeiro trimestre dde 2012 e 43% esperam um aumento de vendas futuras.

Ainda sem comentários