Google lança projecto para apoiar línguas em risco

Publicado em 24/06/2012 00:00 em Internet

A Google lançou um projecto Internet para salvar línguas em risco de extinção, com um website onde as pessoas podem encontrar e partilhar informações sobre as línguas em risco de desaparecerem.

A Google afirma que há mais de 7 mil línguas em risco de desaparecerem e que documentá-las «é um importante passo na preservação da diversidade cultural, do conhecimento dos nossos antepassados e na transmissão de conhecimento aos mais jovens».

A companhia dá o exemplo da língua Miami-Illinois, idioma de antigas comunidades índias do médio Oeste norte-americano, classificada como extinta depois da morte do seu último falante fluente em 1960.

Algumas décadas mais tarde, um cidadão da tribo Miami de Oklahoma, Daryl Baldwin, começou a estudar e ensinar esta língua com base em manuscritos históricos.

Actualmente trabalha com a Universidade de Miami, no Ohio, para revitalizar a língua, adianta o Google.

Baldwin disponibiliza ficheiros áudio e outros materiais educativos e publica artigos e as crianças voltaram a aprender a antiga língua.

A Google indica que o projecto «Linguas em Risco» é apoiado pela «Alliance for Linguistic Diversity» e oferece a todos os interessados na preservação das línguas um local para guardarem informação, pesquisa e investigações e acederem aos documentos que outros aí colocaram, mantendo os conteúdos sempre actualizados.

A gigante da Internet garante que teve um papel no lançamento e desenvolvimento do projecto, mas o objectivo é entregá-lo aos verdadeiros especialistas na preservação linguística e dentro de poucos meses será oficialmente entregue ao «First People’s Cultural Council» (FPPC) e ao «Institute for Language Information and Technology», da Universidade do Michigan, com financiamento da Fundação Nacional para a Ciência dos Estados Unidos.

Ainda sem comentários