Marcas locais e baixos preços sustentam crescimento de vendas smartphones na China

Marcas locais e baixos preços sustentam crescimento de vendas smartphones na ChinaPublicado em 21/06/2012 00:25 em Geral

A China deverá representar em 2012 mais de um terço do aumento total dos smartphones vendidos em todo o mundo e o crescimento daquele segmento será sustentado por terminais de marcas chinesas e baixo preço, indica a consultora e analista de mercado Canalys.

A Canalys sublinha que a China já é o maior mercado de smartphones e os terminais inteligentes de menos de 200 dólares (158 euros) devem representar este ano um quarto das vendas de smartphones e atingir 40% em 2015.

Nicole Peng, director da Canalys para a China, salientou que se regista uma aceleração da erosão de preços, com novos modelos de smartphones de baixo custo, como o Lenovo A65, a chegarem ao mercado por um preço equivalente a 110 dólares (87 euros).

Além disso, os operadores móveis chineses estão a exigir especificações mínimas para os smartphones que comercializam.

Por exemplo, a China Unicom estabelece como mínimos desde o início de 2012 que os terminais com preços equivamentes a 125 euros tenham processadores de 1 GigaHertz (GHz) e ecrãs de 4 polegadas.

Nicole Peng salienta que os fabricantes chineses são uma força crescente na competição contra as marcas internacionais e têm a vantagem das suas relações estreitas com os operadores móveis e distribuídores locais.

Além disso, as companhias Internet chinesas estão a apostar na área móvel e a lançar smartphones em parceria com fabricantes locais.

A Canalys espera que fabricantes como a Samsung, a Apple ou a HTC continuem a dominar nos smartphones de gama mais alta, um segmento que ainda deverá representar em 2016 quase dois terços das receitas das vendas de terminais inteligentes na China.

Aquela consultora observa que as companhias líderes locais como a Huawei e a ZTE estão a diversificar a sua oferta para estarem simultaneamente presentes nos smartphones de entrada de gama e nos terminais de gama alta, com elevado desempenho.

Ainda sem comentários