Malware nos Mac: alteração da mensagem da Apple

Publicado em 16/06/2012 00:12 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Sophos alerta para uma alteração subtil da mensagem da Apple sobre a segurança dos computadores Mac e recorda que há um par de meses um programa de malware infectou 600 mil Mac em todo o mundo, incluindo 274 em Cupertino (sede da companhia).

A Sophos assinala que uma análise recente baseada nos Mac que importaram o produto anti-vírus Sophos gratuito revelou que 2,7% daqueles compuadores estavam infectados por malware.

A Sophos afirma que a Apple apontava como razões para adorar ter um Mac ele não apanhar os vírus dos PC («It doesn’t get PC viruses»), acrescentando a mensagem «Safeguard your data. By doing nothing» (Salvaguarde os seus dados. Não fazendo nada).

Observa que actualmente a mensagem é «It’s built do be safe» (é concebido para ser seguro).

A Sophos considera «muito interessante» aquela alteração da mensagem da Apple e sublinha que se a marca da maçã não estiver aberta a admitir que também existe malware para Mac a sua mensagem sobre a dimensão do malware para Windows deixa de ser convincente.

Acrescenta que o problema do malware pode não ter a dimensão que assume no Windows mas também afecta os Mac e «é um problema real». A empresa de segurança recorda que a Apple mencionou pela primeira vez o problema do malware esta semana na sua conferência para desenvolvedores de aplicações (WWDC)

A Sophos, que disponibiliza software de segurança para Mac, tanto pago como gratuito, aconselha todos os possuídores de Mac a instalarem uma protecção anti vírus.

Ainda sem comentários