NEC anuncia bateria orgânica ultra-fina

Publicado em 15/06/2012 01:16 em Outras Tecnologias

A multinacional japonesa NEC anunciou que desenvolveu uma bateria radical (utilizando iões) orgânica ultra-fina, com apenas 0,3 milímetros (mm) de espessura, que pode ser utilizada em cartões inteligentes normalizados (que têm uma espessura de 0,76 mm).

Em comunicado, a NEC indica que se espera que a adopção daquelas baterias ultra-finas «permita a implementação de novas funções avançadas em cartões inteligentes, em papel electrónico e noutras tecnologias».

Garante que as baterias agora anunciadas garantem maior flexibilidade, potência e velocidade de recarga quando comparadas com baterias tradicionais.

Acrescenta que os cartões inteligentes incorporando as novas baterias ultra-finas passam a ter um vasto leque de aplicações, incluindo ecrãs, funções de encriptação avançada e funções de transmissão de dados.

A NEC indica que as baterias são conseguidas através de tecnologias de impressão de circuitos impressos, envolvidos numa placa de polímero (material plástico) de 0,05 mm de espessura, sendo utilizado um radical orgânico como material de electrodo activo na bateria. A carga faz-se através da normal reacção de oxidação/redução do composto radical, só que a um nível micro.

Ainda sem comentários