Telefonica vendeu quase metade da sua participação no capital da China Unicom

Publicado em 12/06/2012 01:22 em Geral

O operador histórico espanhol Telefonica vendeu 4,56% das acções da China Unicom (1 070 milhões de acções) à companhia mãe China United Network por 1,4 mil milhões de dólares, segundo as newsletters Telecoms.com e Mobile Business Briefing.

A Telefonica manteve uma participação de 5,01% no capital da China Unicom e nos termos do negócio comprometeu-se a não vender mais acções da companhia nos próximos 12 meses.

O negócio segue-se ao anúncio feito há duas semanas pela Telefonica de que pretende vender activos não estratégicos na Alemanha e na América Latina.

Analistas relacionam os desinvestimentos da companhia líder de telecomunicações espanhola com dificuldadades financeiras da Telefonica, que tinha uma dívida de 57,1 mil milhões de euros no fim de Março, e dificuldades da economia espanhola.

Analistas do sector assinalam que a Telefonica não tira benefícios de longo prazo com a manutenção da sua presença no capital da China Unicom.

Em Setembro de 2011 a multinacional britânica Vodafone vendeu a sua participação de 3,2% na China Mobile por 6,5 mil milhões de dólares, mas a dimensão da China Mobile é muito superior à da China Unicom.

Ainda sem comentários