Mil milhões de clientes LTE em 2017

Publicado em 28/05/2012 01:14 em Geral

A Strategy Analytics prevê que em 2012 o número de clientes LTE se multiplique por nove vezes e atinja os 90 milhões.

No entanto, a consultora e analista de mercado prevê que dentro de cinco anos, em 2017, se atinjam os mil milhões de ligações LTE, o que representará o mais rápido crescimento de sempre nas tecnologias de telecomunicações móveis.

O GSM levou 12 anos a atingir os mil milhões de clientes e a terceira geração deverá demorar 11 anos, salienta a Strategy Analytics.

Phil Kendall, director da consultora, sublinha que levou algum tempo mas os sentimento dos operadores em relação ao LTE melhorou significativamente no último ano.

«O mercado de smartphones LTE está a permitir esta repentina expansão, com o potencial de médio prazo do LTE a ser dinamizado por uma muito maior escala no mercado móvel de hoje: A terceira geração foi lançada num mundo com menos de mil milhões de ligações móveis, hoje temos mais de seis mil milhões», acrescentou.

Sue Rudd, também directora da Strategy Analytics, destacopu que há uma corrida dos operadores para reduzirem os custos por gigabyte (Gb) e o LTE é uma das ferramentas centrais para conseguir esse objectivo, com um grande volume inicial de terminais LTE a constituir um sinal encorajador para os operadores de que podem conseguir maximizar o retorno do seu investimento naquela tecnologia.

Ainda sem comentários