Banners publicitários maliciosos difundem vírus e spyware - Kaspersky

Publicado em 23/05/2012 23:32 em Segurança Informática

A empresa de segurança informática Kaspersky alerta para os perigos de banners publicitários maliciosos que servem de veículo de difusão de vírus e software espião para computadores, media tablet PC ou smartphones.

Em comunicado, a Kaspersky sublinha que a publicidade online se tornou uma ferramenta essencial de divulgação e promoção dos produtos das empresas mas os cibercriminosos estão a aproveitar este fenómeno para difundir malware.

Alerta para que os banners perigosos surgem muitas vezes em páginas totalmente legítimas de sítios Internet que visitamos frequentemente.

Isto acontece porque os cibercriminosos pagam pela colocação dos seus banners publicitários como qualquer empresa em sítios legais, ou corrompem os banners de empresas legítimas «injectando-lhes» um código malicioso, adianta Dmitry Bestuzhev, analista sénior da empresa de segurança informática russa.

A Kaspersky observa que é muito difícil para os utilizadores comuns detectarem a ameaça, o que geralmente só acontece quando um software de segurança a bloqueia.

A Kaspersky aconselha os utilizadores a usar navegadores («browsers») capazes de gerir suplementos («addons») do tipo «no-script», que bloqueiam os «scripts» externos ou alheios aos recursos Web, e utilizar software de segurança em todos os dispositivos.

Ainda sem comentários