China aprovou compra da Motorola pela Google

Publicado em 20/05/2012 16:34 em Indústria

O jornal New York Times, citando a agência noticiosa AP, anunciou que as autoridades chinesas aprovaram sábado a compra da Motorola Mobility pela Google, negócio que envolve uma verba de 12,5 mil milhões de dólares (9,8 mil milhões de euros).

A aprovação dada pelas autoridades chinesas tem como condicionante a garantia de o sistema operativo Android se manterá disponível para todos nos próximos cinco anos.

A compra da Motorola Mobility traz à Google uma carteira de mais de 17 mil patentes e permite à gigante Internet dos motores de busca entrar no negócio de produção e comercialização de smartphones, tablet PC e outros dispositivos, como set-top-box para televisões, que a Motorola Mobility fabrica.

O negócio foi anunciado em Agosto de 2011 e já tinha obtido a aprovação dos principais reguladores, nomeadamente da América do Norte e da Comnissão Europeia, e estava dependente apenas da decisão chinesa.

As dúvidas quanto ao negócio estavam ligadas à possibilidade de a Google privilegiar a Motorola no fornecimento da plataforma Android, que actualmente é utilizada por cerca de 250 milhões de smartphones e tablet PC de diversas marcas, incluindo pela actual líder mundial de smartphones Samsung.

A Google sempre se comprometeu a manter a plataforma Android acessível a todas as marcas que a quisessem utilizar.

Ainda sem comentários