CE quer impor regras de segurança informática nalguns sectores

Publicado em 20/05/2012 14:48 em Segurança Informática

A Comissão Europeia (CE) pretende obrigar as companhias das áreas da energia, transportes e sector financeiro a investirem mais na sua segurança informática e a reportarem todas as quebras de segurança verificadas, segundo a newsletter EurActiv.

A EurActiv, que cita dois responsáveis oficiais da União Europeia, indica que a CE vai propor no final de terceiro trimestre de 2012 uma nova obrigação de comunicação de todas as quebras de segurança informática que ocorram nos sectores da energia, transportes e banca e finanças.

«Quando sofrem um incidente de segurança, normalmente não o reportam», observou um responsável da Agenda Digital, adiantando que a Comissão está a estudar mecanismos que obriguem essas companhias a comunicar à CE.

Um responsável da área da agenda digital salientou que as empresas têm todo o interesse em reforçarem a sua protecção contra ciberataques mas não estão a fazer o suficiente para protegerem as suas infra-estruturas de ataques por Internet.

Por seu turno, um responsável europeu da área da justiça e assuntos internos confirmou planos para alargar a obrigação de comunicação de incidentes de segurança informática a novas indústrias.

As empresas de telecomunicações e Internet já têm essa obrigação.

Ainda sem comentários