Projecto «Earth» quer reduzir para metade consumo energético das redes LTE

Publicado em 18/05/2012 00:51 em Geral

O projecto de investigação europeu «Earth» tem como objectivo reduzir para metade o consumo energético das redes de quarta geração móvel LTE – Long Term Evolution.

A Comissão Europeia indica que o acesso à Internet será no futuro dominado pelos dispositivos móveis e que hoje há 1 200 milhões de utilizadores de banda larga móvel, que crescerão a um ritmo de centenas de milhões por ano.

Acrescenta que o tráfego de vídeo e dados consome muito mais energia do que o de voz e prevê que a «pegada de carbono» das comunicações móveis triplique entre 2007 e 2020.

O projecto «Earth», que decorre até Junho de 2012 e recebe 10 milhões de euros de financiamento comunitário, está a ser desenvolvido por investigadores de fabricantes e operadores de telecomunicações e de universidades de 10 países europeus, incluindo o Instituto Superior Técnico, de Portugal.

O principal objectivo é optimizar o consumo de energia das estações de base das redes móveis com tecnologia LTE.

A CE indica que, além de contribuir para reduzir as emissões de carbono, deverá implicar uma poupança significativa em custos de energia para os operadores de telecomunicações móveis.

Ainda sem comentários