Android com mais de metade quota mercado mundial de smartphones

Android com mais de metade quota mercado mundial de smartphonesPublicado em 17/05/2012 01:03 em Equipamentos

Os smartphones com plataforma Android tiveram 50,1% de quota do mercado mundial de smartphones nas 12 semanas terminadas a 15 de Abril, anunciou quarta-feira a analista Kantar ComTech.

A Kantar indica que no mesmo período de 2011, o sistema operativo Android tinha um peso de 44,6%.

A Espanha foi o mercado com maior penetração dos smartphones Android, que representaram 72,3% das vendas de telefones inteligentes no período em análise.

Nas 12 semanas referidas, as vendas de smartphones Android cresceram 39,5% em Espanha, 29,3% na Itália e 27,2% na Alemanha.

O mercado mundial de smartphones Android é largamente dominado pela Samsung e pela HTC, marcas que em conjunto venderam 86% dos smartphones com a plataforma da Google nas 12 semanas consideradas.

Dominic Sunnebo, director da Kantar, salientou que o HTC One X, em menos de uma semana, tornou-se num dos 10 smartphones mais vendidos no Reino Unido.

Acrescenta que o lançamento do Sony Xperia S e o anúncio do próximo lançamento do Samsung Galaxy S3 (que deve ser lançado na Europa a 29 de Maio) aumentaram o interesse dos consumidores pela plataforma Android. Observou, contudo, que mesmo com o lançamento do Xperia S o peso da Sony nos smartphones Android não foi além 10,4%.

Sunnebo assinala que se esperam mudanças nas quotas de mercado dos fabricantes nos próximos meses, destacando que nos próximos 12 meses 22 milhões de consumidores com mais de 13 anos deverão mudar de teemóvel e 80% daqueles optarão por um smartphone.

A Kantar salienta que no Reino Unido a penetração de smarttphones já atinge 53,1%, observando que o peso relativo dos telefones tradicionais começa a diminuir.

Ainda sem comentários