China torna-se maior mercado de smartphones do mundo

Publicado em 04/05/2012 01:12 em Equipamentos

A China ultrapassou os Estados Unidos e tornou-se o maior mercado mundial de smartphones no primeiro trimestre de 2012, indicou a consultora e analista de mercado Canalys.

As vendas mundiais de smartphones cresceram 45% homólogos (face ao mesmo período do ano anterior) nos primeiros três meses de 2012, para 146 milhões de terminais adianta a Canalys.

Mas a consultora observa que, enquanto o mercado chinês duplicou e passou a representar 22% do total mundial, nos Estados Unidos o crescimento foi de 5% e a quota mundial dos EUA ficou em 16%.

O mercado da região Ásia/Pacífico aumentou 81% e metade dos 10 principais mercados mundiais estão agora nesta região, observa a Canalys.

A consultora indica que o facto de o iPhone ter começado a ser vendido por dois dos principais operadores móveis chineses potenciou as vendas da Apple, que tem actualmente uma quota de 19% do mercado chinês de smartphones, liderado pela Samsung e em que a Nokia caiu para o terceiro lugar.

Fabricantes chineses como a ZTE, Huawei e Lenovo ocupam também posições cimeiras naquele mercado, oferecendo smartphones Android a preços competitivos, salienta a consultora.

Ainda sem comentários