Nokia acusa HTC, RIM e Viewsonic de violarem patentes suas

Publicado em 03/05/2012 01:21 em Geral

A multinacional fabricante de telemóveis Nokia anunciou que apresentou queixas judiciais contra a chinesa HTC, a canadiana Research in Motion (RIM, que produz a marca BlackBerry) e a Viewsonic nos Estados Unidos e Alemanha por violação de patentes suas.

Em comunicado, a companhia finlandesa sublinha que deu novos passos para proteger as suas inovações e os direitos de propriedade intelectual.

Louise Pentland, chefe dos serviços jurídicos da Nokia, sublinhou que a multinacional é líder em muitas tecnologias necessárias para os produtos móveis e já licenciou as suas principais patentes a mais de 40 companhias.

Garantiu que a Nokia prefere evitar litígios mas teve de pôr estas acções para fazer cessar o uso não autorizado de inovações e tecnologias de que é proprietária.

A Nokia apresentou queixa na International Trade Commission dos Estados Unidos (ITC) contra a HTC, queixas no tribunal Federal norte-americano de Delaware contra a HTC e a Viewsonic, contra a HTC e a RIM no tribunal de Dusseldorf (Alemanha) e contra as três companhias visadas nos tribunais regionais alemães de Mannheim e Munique.

A Nokia alega nestas queixas a violação de um total de 25 das patentes que detém.

Ainda sem comentários