30 milhões de telemóveis com tecnologia NFC produzidos em 2011

Publicado em 20/04/2012 01:17 em Equipamentos

No ano passado foram fabricados 30 milhões de telemóveis que suportavam a tecnologia NFC (Near Field Communication), o dobro dos produzidos em 2010, revelou a consultora e analista de mercado Berg Insight.

A consultora indica que o número de terminais móveis com NFC, uma tecnologia de comunicações a curta distância e que é considerada como tendo grandes potencialidades nos pagamentos movéis, deverá crescer a um ritmo médio de 87,8% até 2016, para atingir 700 milhões de unidades naquele ano.

A Berg Insight salienta que actualmente a tecnologia NFC surge essencialmente em smartphones de gama alta/média, mas a redução futura do seu custo deve conduzir à adopção daquele tecnologia em telefones tradionais.

A consultora indica, ainda, que a produção de terminais com WLAN (wireless local area networks), que permitem retirar tráfego de redes móveis cada vez mais congestionadas e serviços de navegação dentro de casa, duplicou anualmente nos últimos quatro anos.

André Malm, analista sénior da Berg Insight, destaca que os sistemas de navegação fiáveis conjugam cada vez mais tecnologias híbridas de localização, como o GPS, com ligações por redes móveis e WLAN, enquanto a tecnologia NFC permite uma comunicação ponto a ponto a curta distância.

A Berg Insight alerta, contudo, vai demorar algums tempo antes que haja acordo sobre os modelos de negócio para redes de pagamento com tecnologia NFC, embora outras aplicações, como ler etiquetas, possam justificar a actual adopção da tecnologia em terminais de gama alta ou média.

Ainda sem comentários