Cerca de 60% da população mundial tem telemóvel

Publicado em 18/04/2012 01:07 em Geral

Cerca de 4,1 mil milhões de pessoas tinham telemóvel no último trimestre de 2011, o que corresponde a cerca de 60% da população mundial, segundo um estudo da fabricante sueca de equipamentos de telecomunicações Ericsson.

A Ericsson assinala que o número de subscrições móveis totaliza cerca de 6 mil milhões, o que representa uma taxa de penetração de 85%, mas isso deve-se ao facto de muitas pessoas terem duas ou mais assinaturas.

A Ericsson observa que muitas pessoas têm assinaturas de mais de um operador para conseguirem menores custos de comunicações ou, além do telemóvel, têm tablet PC ou «pen» de banda larga móvel, o que explica que em muitos países a taxa de penetração seja superior a 100% [como é o caso de Portugal].

A Ericsson destaca também que o tráfego de dados, que cresceu 18% entre o segundo e o terceiro trimestre do ano passado, está acima do tráfego de voz. O tráfego de dados duplicou entre os terceiros trimestres de 2010 e 2011.

As subscrições de banda larga móvel cresceram 60% num ano e aproximaram-se dos mil milhões no fim do ano passado, adianta.

A companhia sueca indica que 30% dos telemóveis vendidos em 2011 eram smartphones mas apenas 10% da base instalada tem smartphones, o que significa que há um grande potencial de crescimento daquele segmento.

Ainda sem comentários