Lealdade dos clientes móveis atinge mínimo histórico

Publicado em 15/04/2012 01:48 em Operadores / Serviços

A lealdade dos clientes dos operadores de serviços móveis de telecomunicações atingiu em 2011 um mínimo histórico, com 44% do total de clientes a nível mundial a mudarem de operador durante o ano passado, revelou a consultora a analista de mercado Strategy Analytics.

Em média, cada cliente de serviços móveis mudou de fornecedor dos serviços móveis de 27 em 27 meses, duas vezes mais frequentemente do que há uma década.

O estudo da Strategy Analytics revela que os clientes de serviços pós pagos são mais fiéis às operadoras, mudando em média de 67 em 67 meses, uma fidelização maior do que há alguns anos, enquanto os clientes de serviços pré-pagos mudam de 17 em 17 meses.

No caso dos clientes dos serviços pré-pagos, a sua adesão a operadores foi fortemente influenciada por campanhas promocionais em países em desenvolvimento, que tornaram a fidelização de clientes obsoleta nalguns mercados, comenta Phil Kendall, director da Strategy Analytics.

Sue Rudd, directora da consultora, sublinha que, «com a subsidiação de smartphones a afectar os recursos dos operadores, é no mercado de pós pagos que a mudança é mais difícil de gerir. Os operadores estão a encarar novos modelos de compra de terminais, com financiamento ou leasing, que podem aliviar a pressão de mudança de fornecedores».

Rudd observa que os consumidores ficam vinculados ao modelo de desconto nos telemóveis e é difícil mudarem de operador.

Ainda sem comentários