Oracle apresentou «Big Data Appliance» em Portugal

Publicado em 11/04/2012 02:29 em Empresas

A Oracle Portugal apresentou terça-feira em Lisboa a solução «Big Data Appliance» que, segundo o seu director-geral, visa permitir a recolha e tratamento de dados não estruturados.

Vítor Rodrigues, director-geral da Oracle, disse ao Falar de Tecnologia que tradicionalmente as organizações faziam o tratamento e análise dos dados estruturados contidos nas suas bases de dados.

O líder da Oracle em Portugal salientou que a sociedade está a mudar rapidamente e as organizações, para reagirem com qualidade a essas mudanças, têm de se adaptar à forma como os clientes vivem em sociedade.

Indicou que a solução «Big Data Appliance» permite às empresas recolherem, tratarem e analisarem de forma contextualizada um conjunto de dados e informações não estruturadas, provenientes dos mais diversos dispositivos, nomeadamente móveis, e suportes, como a informação pública disponível em redes sociais ou blogues, que anteriormente as empresas não capturavam.

O director-geral da Oracle Portugal destacou que é nestas informações que se detectam as preferências pessoais dos consumidores, que não estão nas bases de dados clássicas mas podem estar no Facebook.

Vítor Rodrigues indicou que a «Big Data Appliance» tem uma componente de hardware e outra de software.

Previu que no futuro o tratamento da informação não estruturada poderá constituir um factor de diferenciação das companhias.

Vítor Rodrigues assinalou que o «Big Data Appliance», vocacionado para grandes e médias empresas, permite fazer ofertas personalizadas a clientes, promover campanhas para segmentos alvo tendo em conta as suas preferências, analisar a satisfação dos clientes através de comentários que publicam nas redes sociais, mas também fazer análises de risco para a indústria seguradora através do que está publicado nas redes.

O director-geral da Oracle Portugal afirmou que a multinacional já tem alguns clientes da solução «Big Data Appliance» a nível internacional mas ainda não tem clientes em Portugal, uma vez que a solução só agora foi lançada.

Ainda sem comentários