Operador Oi lidera mercado de rede fixa do Brasil

Publicado em 07/04/2012 00:53 em Operadores / Serviços

O operador de telecomunicações Oi, participado pela Portugal Telecom, lidera o negócio fixo de telecomunicações no Brasil, com uma quota de 45% das linhas fixas, seguida da Telefonica Brasil, com 26%, indica a consultora e analista de mercado Research and Markets.

A Telefonica Brasil, do grupo do operador incumbente espanhol Telefonica, foi criada em Outubro de 2011, sucedendo à Telecomunicações de São Paulo (Telesp), depois de a Telefonica ter comprado à PT os 50% que o operador português detinha na empresa que controlava o operador de comunicações móveis brasileiro Vivo.

A Telefonica Brasil reúne a área de telecomunicações fixas da Telesp e de telecomunicações móveis, da Vivo. A marca Vivo manteve-se para as comunicações móveis e a partir de 15 de Abril será adoptada também para as comunicações fixas do grupo Telefonica no Brasil.

A America Móvil, com capitais mexicanos, actua através da Embratel na rede fixa e da Claro na telefonia móvel. A Embratel ocupa a terceira posição na rede fixa, com 19% das linhas fixas e a GVT, do grupo francês Vivendi, 6%.

A Research and Markets observa, no entanto, que enquanto as linhas fixas em serviço da Oi, que tem maioria de capital brasileiro, baixaram 6,5% e as da Embratel diminuíram 1,9%, a Embratel aumentou no ano passado em 21% o número de linhas fixas em serviço e a GVT 34%.

A Embratel adquiriu, entretanto, o controlo do operador de televisão por cabo Net Serviços de Comunicação, recorda a Research and Markets.

Ainda sem comentários