Utilizadores de Mac expostos a vulnerabilidade Java

Utilizadores de Mac expostos a vulnerabilidade JavaPublicado em 06/04/2012 20:08 em Segurança Informática

Os utilizadores de computadores Mac têm estado expostos a ataques maliciosos utilizando uma vulnerabilidade do software Java, conhecida como CVE-2012-0507, contra a qual a Apple só agora lançou um patch, indica a empresa de segurança informática Sophos.

A Sophos afirma que, ainda que não constitua uma consolação para os fãs das máquinas Mac, os utilizadores de Windows estão protegidos dessa falha desde Fevereiro.

A Sophos considera que se deve pesar a vantagem de ter Java instalada nos computadores, sejam PC ou Mac, observando que aquela linguagem permite correr algumas aplicações arcaicas mas pode também alargar bastante o nível de vulnerabilidades que os piratas informáticos podem explorar.

Aconselha a que quem não tiver uma real necessidade da linguagem de programação Java que a remova.

A Sophos recorda que a última versão do sistema operativo Mac OS X, conhecida por Lion, ao contrário das anteriores, não traz de origem Java, o que significa que os seus utilizadores não são afectados por esta ameaça a menos que tenham instalado aquele software.

Foi entretanto identificado um cavalo de Tróia escondido em documentos Word que afecta os computadores Mac e potencialmente permite acesso aos ficheiros e actividade do computador afactado.

O malware baseia-se numa vulnerabilidade do Microsoft Word (MS098-027), descoberta em 2009, e abre uma janela de acesso remoto aos computadores Mac pelos «hackers».

Ainda sem comentários