SatCab apresenta solução de transmissão móvel vídeo por LTE

Publicado em 03/04/2012 01:28 em Geral

A tecnológica portuguesa SatCab, especialista em sistemas de processamento e transmissão de vídeo e dados por banda larga, anunciou que realizou os primeiros testes de um sistema de transmissão de vídeo utilizando tecnologia LTE – Long Term Evolution.

Em comunicado, a SatCab indica que utilizou um modem 4G fornecido por um operador português de comunicações móveis e realizou testes na região de Lisboa com o sistema IBIS DMNG (Digital Mobile News Gathering) através da rede 4G.

A SatCab sublinha que ligando o modem à unidade móvel de transmissão de vídeo obteve em zonas com cobertura LTE velocidades de envio dos vídeos da ordem dos 6 megabits por segundo (Mbps), velocidade de transmissão mais elevada do que a até agora disponível.

O sistema é composto por um transmissor móvel de vídeo (o IBIS DMNG) e um receptor com plataforma de descodificação (IBIS Studio).

A companhia sublinha que a vantagem das redes LTE não se limita à velocidade de «upload», sendo de considerar também a capacidade e eficiência do espectro e o tempo de latência (tempo de demora entre o envio e o início da recepção), parâmetros relevantes para a trasmissão em tempo real e que são mais favoráveis na tecnologia móvel de quarta geração.

A SatCab garante que as pequenas dimensões, flexibilidade e autonomia do sistema o tornam ideal para a cobertura noticiosa que inclua vídeo (televisões e outros meios de comunicação social) e é uma solução mais efectiva e barata do que a transmissão via satélite.

Ainda sem comentários