Windows Phone 7 ultrapassa Symbian na Grã-Bretanha

Windows Phone 7 ultrapassa Symbian na Grã-BretanhaPublicado em 26/03/2012 02:07 em Geral

O sistema operativo da Microsoft para telemóveis Windows Phone 7 (WP7) ultrapassou pela primeira vez na Grã-Bretanha as vendas de terminais com plataforma Symbian, indicam dados do Kantar Worldpanel ComTech.

O novo Nokia Lumia 800 representou 87% das vendas britânicas de smartphones com o sistema operativo WP7, em resultado do acordo Nokia/Microsoft para a empresa finlandesa apostar em smartphones com o sistema operativo Windows Phone, em detrimento do tradicional sistema operativo Symbian para smartphones.

No entanto, o Windows Phone tem uma quota de mercado de apenas cerca de 2% no Reino Unido, continuando a Alemanha a ser o seu ponto forte na Europa, com uma quota superior a 3,1%.

Os últimos dados da Kantar mostram que a Apple aumentou a sua penetração no mercado britânico de smartphones, para 28,7%, mais seis pontos percentuais do que há um ano, mas a plataforma Android, da Google, mantém a liderança do mercado britânico, com 48,5%, 10,7 pontos mais do que há um ano.

Domninic Sunnebo, director da analista de mercado espanhola Kantar, salienta que há fortes sinais de que o WP7 começa a ter impacto no mercado europeu de smartphones, mas a Nokia precisa de expandir rapidamente a sua carteira de modelos de smartphones para competir com a nova geração de produtos dos seus concorrentes.

A Kantar assinala que em média os consumidores estão bastante satisfeitos com os seus smartphones, com uma nota de 7,9 numa escala de 1 a 10, acima da satisfação com os telefones tradicionais (nota de 6,9).

Os clientes da Apple são os mais satisfeitos, com nota 8,8, seguidos dos utilizadores de smartphones da Samsung, com nota 8,0, e da HTC, com 7,6.

Sunnebo explica que a satisfação dos utilizadores de smartphones se explica com as muitas coisas que se podem fazer com eles, em comparação com a utilização que era feita dos telemóveis apenas há um ano atrás, destacando o caso da utilização de GPS no telemóvel.

No Reino Unido, as vendas de smartphones representaram quase três quartos das vendas de telemóveis nos últimos 12 meses e actualmente 51,3% dos britânicos têm smartphone.

Ainda sem comentários