Produçao de tablet PC mais do que duplicou no quarto trimestre

Publicado em 18/03/2012 19:52 em Equipamentos

No quarto trimestre foram produzidos 28,2 milhões de tablet PC, mais de duas vezes e meia (mais 155%) a produção de igual período de 2010, indicou a consultora e analista de mercado IDC.

No total do ano passado foram vendidas 68,7 milhões de unidades de tablet PC, mais de três vezes superior aos 19,4 milhões de 2010, acrescenta.

Para 2012, a IDC prevê que sejam vendidos 106,1 milhões de tablet PC, uma revisão em alta da sua anterior previsão de 87,7 milhões.

A Amazon conseguiu uma impressionante entrada neste mercado, vendendo 4,7 milhões de Kindle Fire, mas a Apple mantém um crescimento robusto, com 15,4 milhões de iPad vendidos no quarto trimestre (aumento homólogo de 110,5%), depois de ter colocado 11,1 milhões no terceiro, destaca a IDC. O iPad ficou no último trimestre com uma quota de 54,7% do mercado de tablet PC, ficando a Amazon em segundo lugar, com 16,8%.

A Samsung melhorou a sua quota de mercado, para 5,8% e ficou com o terceiro lugar do mercado de tablet PC e, apesar de o seu novo Nook Tablet ter aumentado as vendas, a quota de mercado da Barnes & Noble baixou para 4,5%.

A IDC afirma que em todos os espectros de preço as vendas de tablet PC correram bem, desde os tablet Android da Pandigital, com preços desde 120 dólares, e Kindle Fire, disponíveis a partir de 199 dólares, até aos iPad, com preços a começar nos 499 dólares.

A IDC assinala que a plataforma Android, da Google, teve um significativo progresso no quarto trimestre, em grande medida devido ao êxito do Kindle Fire, da Amazon, e espera que o Android continue a aumentar a sua quota de mercado em detrimento do iOS, da Apple.

Tom Mainelli, director da IDC, sublinha que a Apple, como único fabricante dos produtos com plataforma iOS, deverá continuar a ser dominante no mercado em termos de unidades vendidas.

«Contudo, o aumento do número de fabricantes que produzem tablet de baixo custo baseados em Android, significa que a plataforma da Google deverá ultrapassar em 2015 o sistema operativo da Apple em termos de quota do mercado mundial», sublinha Mainelli.

Apesar disso, a IDC espera que o iOS mantenha a liderança nas receitas de vendas de media tablet PC pelo menos até 2016, fim do actual período de previsão da consultora.

A IDC indica que no último trimestre do ano passado os eReaders também tiveram um crescimento forte de vendas devido à redução de preços em mercados como os Estados Unidos e Canadá, com 10,7 milhões de unidades vendidas, um acrescimo homólogo (face ao mesmo período do ano anterior) de 64,3%.

Observa que os maiores actores do mercado de eReaders como a Amazon, Barnes & Noble e Kobo deverão expandir-se para novos mercados, o que sustentará o crescimento de vendas daqueles dispositivos em 2012.

Mainelli sublinha que os editores de mercados fora da América do Norte estão ainda a começar a elaborar a ideia de publicarem eBooks (livros electrónicos), mas quando a Amazon e outros os convencerem a abraçar o formato digital espera-se um crescimento rápido dos eBook Readers (leitores de livros electrónicos) noutras regiões.

Ainda sem comentários