Executivos das comunicações consideram que NFC não é para já

Publicado em 14/03/2012 23:32 em Geral

Uma sondagem efectuada durante o Congresso Mundial das Comunicações, que decorreu no fim de Fevereiro em Barcelona, e agora divulgada revela que 81% dos executivos das comunicações interrogados não acreditam numa adopção generalizada da tecnologia NFC – Near Field Communications antes de dois a cinco anos.

A tecnologia NFC permite a comunicação entre dois equipamentos que disponham desta tecnologia e estejam a curta distância e tem sido apresentada como o futuro de pagamentos móveis de proximidade.

Só menos de 10% dos inquiridos numa sondagem da tecnológica Sybase 365 previram que a tecnologia NFC ganhasse expressão já no próximo ano.

A tecnologia NFC foi um dos temas relevantes do Congresso de Barcelona e suscitou um conjunto largo de iniciativas no âmbito do certame.

Os inquiridos consideraram que a adopção daquela tecnologia exige uma educação dos consumidores sobre os benefícios da sua utilização e 38% afirmaram que a mais significativa barreira ao alargamento dos pagamentos móveis são os receios quanto à segurança da informação financeira pessoal durante as transacções móveis.

Cerca de dois quintos sustentaram a necessidade de definição de standards e de colaboração entre os diversos actores da área dos pagamentos móveis.

John Sims, presidente da Sybase 365, considera que o real avanço nos pagamentos móveis só se concretizará quando bancos, operadores de telecomunicações e retalhistas convergirem num modelo de negócio e haja uma real interoperabilidade.

Ainda sem comentários