Novo iPad pode ser incompatível com LTE europeu

Publicado em 11/03/2012 23:34 em Equipamentos

A Apple anunciou há dias o novo iPad, destacando que este vem preparado para suportar a tecnologia de quarta geração móvel LTE, suporte que poderá ser apenas para Estados Unidos e Canadá, segundo a newsletter Mobile Business Briefing, da Associação GSM (GSMA).

O sítio Internet da Apple no Reino Unido diz que o novo iPad suporta as frequências se 700 MegaHertz (MHz) e 2100 MHz, as utilizadas nos Estados Unidos e Canadá, mas não os 800 MHz e 2600 MHz, precisamente aquelas que o LTE – Long Term Evolution utiliza na Europa, apenas sendo capaz de utilizar na Europa a tecnologia HSPA, isto é, banda larga sobre terceira geração móvel, indica a newsletter.

Significa isto que o novo iPad com suporte da quarta geração móvel não é para todos e que, nomeadamente os europeus que comprem o novo tablet da Apple, não usufruirão dessa facilidade, pelo menos para já.

Alguns analistas alertam para que a utilização do novo iPad, com capacidade para vídeos HD, poderá levantar problemas aos consumidores nos Estados Unidos e Canadá, países onde a quarta geração móvel está disponível.

Um vídeo HD pode ter uma dimensão de quatro Gigabytes (Gb), que é o limite mensal de tráfego de dados de muitos clientes dos operadores móveis dos Estados Unidos.

Analistas prevêem que os operadores tenham de apresentar novos planos de tráfego de dados mais flexíveis e que as empresas possam ter de vir a adoptar políticas que limitem a importação de ficheiros de dados de grandes dimensões das contas móveis dos seus empregados com dispositivos das respectivas companhias.

A memória de 64 Gb do novo iPad com maior capacidade poderá, contudo, minimizar o problema.

A analista UBM Techinsights calcula, entretanto, que os componentes do novo iPad de 16 Gb com capacidade para LTE custam 310 dólares, sendo esta versão vendida por 629 dólares, o que significa que a Apple poderia ter uma margem de 51%, inferior à margem de 56% do iPad2 quando este foi lançado.

Ainda sem comentários