Microsoft disponibiliza Office 365 em português

Publicado em 29/02/2012 00:58 em Empresas

A Microsoft anunciou a disponibilização em português a partir de agora do Office 365, um pacote integrado de soluções de produtividade, comunicação e colaboração baseado na «cloud» (nuvem) e que foi lançado internacionalmente em Junho de 2011.

Em apresentação à imprensa, Marco Santos, director da Microsoft Portugal, assinalou que o Microsoft Lynk, uma ferramenta de gestão de comunicações integrada no Office 365, tal como o One Note e o Share Point, passa a estar também disponível para as diversas plataformas móveis.

A Microsoft, citando dados da consultora IDC, revela que o investimento das pequenas e médias empresas (PME) em tecnologias da informação (TI) diminuiu 7,1%, o que aumenta o seu atraso face às congéneres europeias, mas Marco Santos salienta que a menor despesa em tecnologia pode ser compensada pela utilização de soluções na nuvem, em particular o Office 365.

Com o Office 365 «vamos dar às PME acesso a soluções que so estavam disponíveis para grandes empresas, sublinhou Marco Santos, observando que o Office 365 está disponível com um custo de 5 euros por mês e por utilizador.

O director da Microsoft salientou que a versão em português é anunciada também com melhorias substanciais em termos de segurança e privacidade de dados, cumprindo inteiramente as normas e resoluções da União Europeia e EUA.

Adiantou que a Microsoft já tem cerca de 22 mil utilizadores de soluções de produtividade na «cloud» de 350 empresas clientes de diversos sectores de actividade, representando já quase metade do negócio da multinacional em Portugal.

Paulo Calado, responsável da Microsoft nesta área, fez uma demonstração das funcionalidades do Office 365 e afirmou que esta ferramenta torna «muito fácil» as PME gerirem as suas comunicações com o Lynk, dispensando uma central telefónica.

Indicou que o Lynk, já utilizado por mais de 20 mil clientes da Microsoft em todo o mundo, permite ao utilizador ligar-se a um telefone em qualquer secretária através do seu código PIN, ficando imediatamente com acesso à sua lista de contactos e agenda pessoais.

Paulo Calado revelou que o software permite, também, fazer conferências telefónicas com vários participantes, refazer essas conferências em momento posterior, gerir e reencaminhar chamadas dos utilizadores, aceder no computador ao voice mail ou mensagens escritas deixadas no telefone, utilizar comandos por voz no telefone, ou receber chamadas ou mensagens em simultâneo por mais de uma pessoa.

Paulo Calado destacou que o Office 365 acede à Intranet geral ou por departamentos das empresas, admite a edição partilhada por vários utilizadores de documentos, por exemplo em Word ou Excel e torna muito fácil uma pequena empresa desenvolver o seu sítio Internet ou editar e alterar as suas páginas.

Marcos Santos assinalou que o Office 365 permite reduzir custos de implementação, formação, deslocações e custos indirectos, pode ser utilizado para partilha de informação entre escritórios de uma empresa em vários pontos e para as suas comunicações internas em vários pontos do globo com grande corte de custos.

Ainda sem comentários