Apple foi no quarto trimestre o maior rival da Apple

Publicado em 20/02/2012 23:05 em Equipamentos

O lançamento do smartphone iPhone 4S terá sido a principal causa da perda de quota de mercado dos iPad da Apple, que desceram de um peso 64% nop mercado de tablets no terceiro trimestre para 57% no último trimestre de 2011, segundo a IHS iSuppli.

O relatório daquele companhia analista do mercado assinala que, apesar da perda de quota de mercado, as vendas de iPad cresceram 39% em cadeia (face ao trimestre anterior), para 15,4 milhões de unidades.

A IHS iSuppli afirma que as vendas de iPad abaixo do previsto se deveram em parte ao facto de muitos leais adeptos da Apple terem «dedicado os seus dólares» a alternativas da mesma marca, em particular o iPhone 4S.

Mas o comportamento das vendas iniciais do tablet Kind Fire, da gigante livraria Internet Amazon, com 3,9 milhões de unidades vendidas no quarto trimestre e uma quota de 14,3% do mercado, afectaram também a performance do iPad.

A IHS iSuppli salienta que a Amazon conquistou o segundo lugar no mercado de tablet PC no último trimestre de 2011, ultrapassando a Samsung.

Em 2011, venderam-se em todo o mundo 65,2 milhões de tablet PC, dos quais 40,5 milhões da Apple, que multiplicou por quase 2,7 vezes as vendas de iPad em 2010, ficando com uma quota de mercado de 62% no conjunto do ano.

A Samsung, apesar de desalojada da subliderança no quarto trimestre, segurou o segundo lugar em 2011, com 6,1 milhões de unidades do Galaxy Tab vendidas e uma quota de 9,4%, enquanto a Amazon ficou com 6% do mercado.

O quarto trimestre foi também marcado pela introdução de outro tablet PC de baixo custo, o Nook, da livraria Internet Barnes & Noble.

Rhoda Alexander, investigador sénior da IHS, que no quarto trimestre se verificou um surto de vendas de tablet PC não Apple, com consideráveis custos financeiros, com significativas reduções de preço entre muitos dos fabricantes de tablet com plataforma Android, a preços de saldo.

Os fabricantes de tablet olham agora para o Windows 8, que deverá chegar ao mercado no fim de 2012, como uma alternativa mais rentável.

Ainda sem comentários