Espectro radioeléctrico gera riqueza de 250 mil milhões de euros na Europa

Publicado em 16/02/2012 15:51 em Geral

O espectro radioeléctrico geral anualmente na Europa uma riqueza de 250 mil mihões de euros e é responsável por actividades que empregam 3,5 milhões de pessoas, segundo estimativas da Comissão Europeia (CE).

Em comunicado, a Comissão apoia a adopção pelo Parlamento Europeu do programa a cinco anos de Políticas de Espectro Radioeléctrico (RSPP), que permitirá suportar suportar aplicações e serviços como a quarta geração móvel.

A vice-presidente da CE e comissária para a agenda digital, Neelie Kroes, afirmou que aquele programa vai ajudar a reduzir o défice digital europeu, tornar a Europa mais competitiva e introduzir mais opções de banda larga.

A Comissão indica que até ao fim de 2012 todos os Estados membros da União Europeia (UE) deverão disponibilizar frequências nas bandas dos 2,5 GigaHertz (GHz) a 2,69 GHz e dos 3,4 GHz a 3,8 GHZ e nos 900 MegaHertz (MHz) e 1 800 MHz para comunicações móveis de banda larga de terceira e quarta gerações.

A 1 de Janeiro de 2013 deverão autorizar o uso dos 800 MHz para banda larga sem fios e no máximo até meio de 2013 a Comissão, em colaboração com os Estados membros, deverá disponibilizar um relatório detalhado analisando o uso eficiente do espectro na faixa dos 400 MHz até aos 6 GHz no conjunto da UE.

Ainda sem comentários